Entendendo o Podcast

Hoje vamos tratar de um assunto que faz parte de praticamente a totalidade dos sites de internet que trabalham com multimídia: o podcast.

Podcast é um arquivo de áudio que é transmitido pela internet. O podcast pode conter música, arquivos de voz como entrevistas, etc. São do tipo 'sob demanda' ou seja, são executados a critério do usuário final. A palavra podcast ou podcasting surgiu da fusão de iPOD (toca mp3 da Apple), e da palavra broadcast (transmissão via rádio).

Os arquivos podcast podem ser executados de diversas formas e podem conter formatos de áudio diferentes. A execução pode ser feita em players flash, ou ainda em leitores de arquivos de áudio como Windows Media, Winamp, Real Player, entre outros. Os formatos mais comuns são, mp3, Oggi Vorbis, Windows Media Audio, entre outros.

Naturalmente, o leitor de arquivos precisa ser compatível com o formato de áudio, e o arquivo precisa estar armazenado em um servidor.

As empresas e pessoas físicas que disponibilizam podcast em seus sites e portais, em geral, usam players flash, pois são leves e compatíveis com a maioria dos sistemas operacionais e browsers do mercado. 

Na imagem, a página de podcast do Portal Objetiva Audio, que é construído e administrado por nós, e para este projeto, optamos por players flash. Acesse e verifique a versatilidade destes players clicando AQUI.



Comentários

Postagens mais visitadas